O projeto arquitetônico é o esboço do projeto, essencial para qualquer edificação. Ele é definido como a materialização de uma ideia ou do espaço imaginado pelo arquiteto. Com o projeto arquitetônico é possível verificar a melhor maneira de atender as necessidades de um potencial cliente ou até mesmo poder prever e/ou solucionar os problemas que podem surgir durante o processo. Ele é composto por algumas fases, são elas: implantação; plantas de cobertura; planta baixa; cortes e elevações; e layout gráfico. O projeto arquitetônico permite também prever os recursos físico-financeiros necessários à realização da obra.
O projeto estrutural, também chamado de cálculo estrutural, é um projeto complementar ao arquitetônico, que dimensiona todos os elementos estruturais da edificação, seja ela uma casa, um galpão, ou um prédio.
O projeto hidrossanitário consiste, basicamente, na elaboração do sistema hidráulico (água fria e quente), do sanitário e de águas pluviais. Esse último, inclusive, pode contar com a captação e a reutilização da água de chuva.
Mas por que devo ter um projeto hidrossanitário?
Além de ser obrigatório por lei e exigido pela vigilância sanitária(Art. 30), o projeto evita erros na construção e reforma de uma edificação, representando economia de tempo e dinheiro. Em casos de reformas um projeto hidrossanitário é essencial, pois permite localizar por onde passam as tubulações, o registro e a caixa d’água correspondente a cada sistema ou torneira.
O projeto elétrico é a representação gráfica e escrita bem detalhada das instalações elétricas de uma construção. Ele é responsável por dimensionar e quantificar toda a instalação elétrica, determinando onde estarão todos os pontos de tomada e iluminação, determina o trajeto dos conduítes, faz a divisão dos circuitos e dimensiona todo o projeto, tudo isso levando em conta as necessidades de cada cliente e as normas vigentes.
Mas por que devo ter um projeto Elétrico?
Podemos concluir que o projeto elétrico é de extrema importância para qualquer tipo e tamanho de obra, com ele temos segurança, garantia do serviço e até mesmo uma economia para a execução da obra.Uma instalação elétrica, bem dimensionada, que utilize materiais de qualidade, bem executada e com manutenção em dia pode durar por muitos anos sem comprometer os equipamentos a ela conectados garantindo a qualidade de vida dos usuários