Atendimento pelo Whatsapp
Direito assegurado ao autor do projeto correspondente ou a seus prepostos, para garantir que a execução da obra esteja de acordo com as condições, especificações e demais pormenores técnicos estabelecidos no projeto, direito que pode ser exercido ou não. Esta tarefa pode ser remunerada ou não (Resolução nº 221 do CONFEA), não sendo atribuído, porém, ao autor do projeto, o direito subjetivo de ser contratado para a supervisão da obra (Decisão do Tribunal de Contas da União publicada no D.O. de 23/07/82), que é de responsabilidade e competência do dono da obra, e por este ou órgão delegado deve ser exercida.
O controle de obras ajuda a encontrar os desvios e antecipar às falhas. Empresas do setor da construção civil costumam passar por dificuldades para controlar a execução de uma obra, isso, muitas vezes por não terem realizado o planejamento e controle de obras de uma forma adequada.
O cronograma físico-financeiro, como o próprio nome sugere, é um documento no qual devem constar todas as atividades que compõem as etapas de construção da obra, assim como prazo para execução com datas de início e fim, além de também descrever o orçamento disponível para cada uma das fases do projeto.
Os laudos técnicos nada mais são do que avaliações feitas por um profissional competente acerca de um problema ou situação. Na construção civil, eles são elaborados por engenheiros devidamente qualificados, que fazem vistorias “in loco” e relatam sua análise baseados em conhecimentos técnicos e experiência de trabalho
A regularização das edificações irregulares tem como objetivo legalizar construções erguidas sem prévia licença e à revelia da lei de zoneamento e do Código de Obras e Edificações. Sanar pendências de várias naturezas do imóvel, sejam elas junto a cartórios de registro de imóveis, órgãos municipais, cadastro, IPTU, dentre outros.
O orçamento de obras é um documento, obtido através da orçamentação, que visa determinar os gastos para a execução de uma obra. Ele engloba os custos desde a concepção da edificação até o momento em que a construção é totalmente finalizada.
O planejamento de obras é o primeiro passo para a definição e organização do projeto. Nele, são definidas etapas e fases da obra, é a combinação de diversas atividades fundamentais, como orçamento, cronograma e o posterior controle das obras. Assim, podemos definir o planejamento de obra como um guia.
O principal objetivo do laudo de vistoria está em documentar detalhadamente e com rigor técnico o estado do imóvel. No caso de aluguel, ela evita o descuido do inquilino, que terá que entregar o imóvel nas condições que recebeu — visto que todas as partes envolvidas na negociação terão conhecimento do estado no qual ele foi entregue. É fundamental que o laudo seja reconhecido formalmente pelo vendedor ou locador e pelo comprador ou locatário. Isso deve ser feito no ato do contrato de compra, venda e locação, bem como na devolução das chaves — no caso de aluguel.Na inspeção, deve haver uma análise minuciosa de toda a infraestrutura do imóvel, tanto na parte interna quanto externamente. São vistoriados os sistemas elétrico e hidráulico, as portas, janelas, os forros, os telhados, os pisos, o revestimento e a pintura.